Menu

Não ser Perfeita

Não ser perfeita e ser inacreditavelmente ideal fazem parte do processo de transformação por algo que acreditamos ser melhor – ensino, pesquisa e extensão – sejam bem vindos à Botânica: do Hobby à Profissão.

E ser inacreditavelmente ideal

Hobby – atividade de entretenimento, passatempo, mania.

Faz parte do processo de Transformação

Atividade de extensão desenvolvida no Caps II, em Vitória da Conquista, com alunos de biotecnologia e farmácia da UFBA, usuários e funcionários.

Pesquisa e Luta

Plantas medicinais, plantas que curam, o remédio que vem da natureza. Eficácia no tratamento de vários sintomas e doenças também requer cuidados no seu uso. O natural pode fazer mal.

Por algo que acreditamos ser melhor

Alimentos funcionais – a saúde na mesa de forma barata e prática.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Monitoria para anatomia e fisiologia vegetal - IMS030

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
CAMPUS ANISIO TEIXEIRA
         Av. Olívia Flores, 3000, Candeias. CEP: 45055-090 - Vitória da Conquista - Bahia. (77) 3424-0102
IMS030 – Anatomia e fisiologia vegetal/Curso: Biotecnologia
Profª Ana Carolina da Cunha Rodrigues


EDITAL DA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO COMPONENTE CURRICULAR IMS030 – ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL PARA 2011.2



Através do presente edital estão sendo abertas 02 vagas para monitoria voluntária para o segundo semestre do ano de 2011, no componente curricular IMS 030 – Anatomia e fisiologia vegetal. A carga horária é de 12 horas semanais.

1.      Objetivos e requisitos para concorrer à Monitoria

O Projeto tem como objetivos contribuir para a formação e desenvolvimento acadêmico do aluno monitor, atribuindo-lhe o senso de responsabilidade e cooperação, além de ampliar conhecimentos dentro das atividades acadêmicas; promover autonomia e desenvolver iniciativa na elaboração das suas atividades; estimular interrelações entre alunos bem como com o professor e propiciar apoio acadêmico aos alunos matriculados na disciplina de Anatomia e Fisiologia Vegetal; além de desenvolver atividades de pesquisa. Para tanto, os candidatos devem ter sido aprovados no componente curricular IMS 030 (Anatomia e Fisiologia Vegetal).

2.      Atividades a serem desenvolvidas pelo Monitor Voluntário

  • Auxílio à organização e manutenção dos espécimes vegetais mantidos no Laboratório de Botânica;
  • Assistência ao docente no atendimento de grupos de estudo;
  • Participação em seminários de pesquisa ou atividades equivalentes;
  • Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas;
  • Auxílio ao docente na coleta e organização do material didático;
  • Auxílio ao docente antes, durante e depois das atividades relacionadas às aulas práticas (coleta, organização do material, auxílio aos discentes e correção dos relatórios)
  • Elaboração de Relatório conclusivo para acompanhamento do próprio desempenho.

3.      Duração das atividades

A monitoria de Anatomia e Fisiologia Vegetal é referente ao semestre 2011.2.

4.      Das inscrições e processo seletivo
Para se inscreverem, os interessados devem procurar a profa. Ana Carolina da Cunha Rodrigues no período de 01 a 05 de agosto de 2011, munidos de uma cópia do RG, CPF, currículo (modelo Lattes) e histórico escolar. A seleção ocorrerá no Laboratório de Botânica do IMS e constará da avaliação teórica, seguida de entrevista com análise do currículo e histórico escolar. Na prova escrita as questões serão referentes a temas relacionados à monitoria (conteúdos listados no Anexo 01). A seleção ocorrerá no dia 08 de agosto de 2011 – segunda-feira, a partir das 14hs no Laboratório de Botânica. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0.

5.      Avaliação

A avaliação dos monitores se dará de forma processual por acompanhamento do docente responsável e entrega de um relatório com todas as atividades desenvolvidas por eles e apresentando os benefícios da monitoria através da avaliação da percepção dos alunos que serão atendidos pela monitoria e dos próprios monitores.


OBS.: A monitoria voluntária é reconhecida pela UFBA e pode ser computada como atividade complementar. Ao final de cada semestre o monitor receberá um certificado da Pró-Reitoria de Graduação ou do Núcleo de Tecnologia em Saúde, atestando as horas trabalhadas e o seu aproveitamento.



























ANEXO 01

01.  Conteúdos que serão contemplados na prova escrita:
Para realização da prova escrita os alunos deverão estudar previamente os conteúdos selecionados abaixo:

1. Constituintes da célula vegetal com ênfase na parede celular, vacúolos e plastídeos.

2. Embriogênese vegetal.

3. Tipos de células e tecidos vegetais; meristemas, sistema dérmico, sistema fundamental e sistema vascular (sustentação e transporte); tecidos primários (epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema primários); tecidos secundários (periderme, floema e xilema secundários).

4. Anatomia dos órgãos vegetativos (raiz, caule e folha); anatomia dos órgãos reprodutivos (flor, fruto e semente).

5. Morfologia externa de raiz, caule, folha, flor, fruto.

6.                  Técnicas de coleta, corte, coloração histoquímica, montagem de lâminas e análise de cortes histológicos.

7.                  Taxonomia vegetal, diferentes grupos de Pinophytas e Magnoliophytas.

8.                  Transporte de água e solutos.

9.                  Fotossíntese e respiração.

10.              Crescimento e desenvolvimento, hormônios vegetais.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Trata-se de uma dinâmica formativa para os voluntários do Brechó Eco-solidário de 2011 e Dialogues en Humanité – versão Bahia (ver resumo sobre o duplo evento abaixo). 
O cronograma conta com 60 horas de formação, com direito a certificado como  Curso de Extensão da Ufba, e inclui: aulas presenciais em 5 sábados (um por mês, ver cronograma de encontros abaixo), conteúdo à distância de ótima qualidade e atividades práticas. Para confirmação da inscrição, é preciso enviar um e-mail para formacaobrechoecosolidario@yahoogrupos.com, ou jo-gamba@hotmail.com e estar presente no primeiro dia de formação (18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h, no Auditório da  Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho (após o Hospital Aliança, antigo Banco Econômico), assinando a lista de presença. 
Um abraço, obrigada 
Débora Nunes 
 


Resumo sobre o Brechó/Dialogues 2011


O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária.


O Brechó acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qi qong, massagens, reiki). O evento acontecerá dia 29 de outubro no Parque da Cidade, das 10 às 17h, e o público poderá trocar seus bens por “grãos” nos postos de troca no local e participar de todas as atividades disponíveis.


As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada ano foram se construindo parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs. Em 2010, o evento será coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania e conta com o trabalho voluntário de cerca de 250 pessoas, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Unijorge, Universo e ITCP/IFBA), empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos. Os voluntários passam por uma formação prévia de 60h com certificação da UFBa.


Intercâmbio francês – Deste o ano passado Brechó Eco Solidário tornou-se a expressão brasileira do evento francês Dialogues en Humanité, que se realiza também anualmente desde 2002 em Lyon, e agora se descentraliza, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade. Danielle Miterrand (ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés), Patrick Viveret (filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza”) e Genéviève Ancel (Coordenadora do Dialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional), estarão em Salvador, participando de discussões nas Ágoras de diálogo com o público do evento. Edgar Morin, sociólogo, antropólogo, filósofo e historiador e criador e divulgador da Teoria da Complexidade), é um dos apoiadores do evento f rancês e está sendo convidado a participar do Brechó/Dialogues de 2011.


Para uma melhor idéia do conteúdo do evento, ver programação de 2010 nos sites http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/projetos ,http://engajamentocidadao.unifacs.br/


além dos vídeos de 20 minutos, em duas partes, sobre o Brechó Eco-solidário http://www.youtube.com/watch?v=r9nVphd48zg  e




Site para informações sobre o evento francês:




 


Cronograma do Curso de Formação preparatório para voluntários do Brechó Eco-Solidário e Dialogues em Humanité – Salvador - Experimentando práticas do futuro emergente Parque da Cidade - Salvador – Brasil – 29 de Outubro 2011 
Cronograma da formação presencial: 
18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: A economia solidária e as moedas 
sociais  transformando a cultura econômica 
16/07/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O desafio ambiental e o consumo 
Consciente: “Nós  precisamos ser a mudança que queremos ver” (Gandhi) 
20/08/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Metodologia do Brechó Eco 
Solidário e Dialogues en Humanité 
10/09/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O papel do indivíduo nas 
transformações coletivas 
08/10/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Diálogos em Humanidade e práticas do futuro emergente 
Professores Responsáveis: Débora Nunes e Maria Suzana Moura 
Local da formação: Auditório da Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho 
(antigo Banco Econômico, ao lado do Hospital Aliança) 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Monitoria para Fisiologia vegetal - IMS204

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE
CAMPUS ANISIO TEIXEIRA
         Av. Olívia Flores, 3000, Candeias. CEP: 45055-090 - Vitória da Conquista - Bahia. (77) 3424-0102
IMS204 – Fisiologia vegetal/Curso: Ciências Biológicas
Profª Ana Carolina da Cunha Rodrigues


EDITAL DA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO COMPONENTE CURRICULAR IMS204 – FISIOLOGIA VEGETAL PARA 2011.2



Através do presente edital estão sendo abertas 02 vagas para monitoria voluntária para o segundo semestre do ano de 2011, no componente curricular IMS 204 – Fisiologia vegetal. A carga horária é de 12 horas semanais.

1.      Objetivos e requisitos para concorrer à Monitoria

O Projeto tem como objetivos contribuir para a formação e desenvolvimento acadêmico do aluno monitor, atribuindo-lhe o senso de responsabilidade e cooperação, além da satisfação de ampliar conhecimentos dentro das atividades acadêmicas; promover autonomia e desenvolver iniciativa na elaboração das suas atividades; estimular interrelações entre alunos bem como com o professor e propiciar apoio acadêmico aos alunos matriculados na disciplina de Anatomia Vegetal; além de desenvolver atividades de pesquisa. Para tanto, os candidatos devem ter sido aprovados no componente curricular IMS 204 (Fisiologia Vegetal).

2.      Atividades a serem desenvolvidas pelo Monitor Voluntário

  • Auxílio à organização e manutenção dos espécimes vegetais mantidos no Laboratório de Botânica;
  • Assistência ao docente no atendimento de grupos de estudo;
  • Participação em seminários de pesquisa ou atividades equivalentes;
  • Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas;
  • Auxílio ao docente na coleta e organização do material didático;
  • Auxílio ao docente antes, durante e depois das atividades relacionadas às aulas práticas (coleta, organização do material, auxílio aos discentes e correção dos relatórios)
  • Elaboração de Relatório conclusivo para acompanhamento do próprio desempenho.

3.      Duração das atividades

A monitoria de Fisiologia Vegetal é referente ao semestre 2011.2.

4.      Das inscrições e processo seletivo
Para se inscreverem, os interessados devem procurar a profa. Ana Carolina da Cunha Rodrigues no período de 01 a 05 de agosto de 2011, munidos de uma cópia do RG, CPF, currículo (modelo Lattes) e histórico escolar. A seleção ocorrerá no Laboratório de Botânica do IMS e constará da avaliação teórica, seguida de entrevista com análise do currículo e histórico escolar. Na prova escrita as questões serão referentes a temas relacionados à monitoria (conteúdos listados no Anexo 01). A seleção ocorrerá no dia 09 de agosto de 2011 – terça-feira, a partir das 9hs no Laboratório de Botânica. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0.

5.      Avaliação

A avaliação dos monitores se dará de forma processual por acompanhamento do docente responsável e entrega de um relatório com todas as atividades desenvolvidas por eles e apresentando os benefícios da monitoria através da avaliação da percepção dos alunos que serão atendidos pela monitoria e dos próprios monitores.


OBS.: A monitoria voluntária é reconhecida pela UFBA e pode ser computada como atividade complementar. Ao final de cada semestre o monitor receberá um certificado da Pró-Reitoria de Graduação ou do Núcleo de tecnologia em Saúde, atestando as horas trabalhadas e o seu aproveitamento.



























ANEXO 01

01.  Conteúdos que serão contemplados na prova escrita:
Para realização da prova escrita os alunos deverão estudar previamente os conteúdos selecionados abaixo:

1. Relações hídricas nas plantas.

2. Transporte pelo floema.

3. Nutrição mineral.

4. Fotossíntese.

5. Metabolismo do nitrogênio.

6. Crescimento e desenvolvimento.

7. Hormônios vegetais.

8. Fotomorfogênese e fotoperioidismo.

9. Germinação e dormência.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Curso gratuito sobre sustentabilidade

Trata-se de uma dinâmica formativa para os voluntários do Brechó Eco-solidário de 2011 e Dialogues en Humanité – versão Bahia (ver resumo sobre o duplo evento abaixo). 
O cronograma conta com 60 horas de formação, com direito a certificado como  Curso de Extensão da Ufba, e inclui: aulas presenciais em 5 sábados (um por mês, ver cronograma de encontros abaixo), conteúdo à distância de ótima qualidade e atividades práticas. Para confirmação da inscrição, é preciso enviar um e-mail para formacaobrechoecosolidario@yahoogrupos.com, ou jo-gamba@hotmail.com e estar presente no primeiro dia de formação (18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h, no Auditório da  Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho (após o Hospital Aliança, antigo Banco Econômico), assinando a lista de presença. 
Um abraço, obrigada 
Débora Nunes 
 

Resumo sobre o Brechó/Dialogues 2011

O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária.

O Brechó acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qi qong, massagens, reiki). O evento acontecerá dia 29 de outubro no Parque da Cidade, das 10 às 17h, e o público poderá trocar seus bens por “grãos” nos postos de troca no local e participar de todas as atividades disponíveis.

As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada ano foram se construindo parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs. Em 2010, o evento será coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania e conta com o trabalho voluntário de cerca de 250 pessoas, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Unijorge, Universo e ITCP/IFBA), empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos. Os voluntários passam por uma formação prévia de 60h com certificação da UFBa.

Intercâmbio francês – Deste o ano passado Brechó Eco Solidário tornou-se a expressão brasileira do evento francês Dialogues en Humanité, que se realiza também anualmente desde 2002 em Lyon, e agora se descentraliza, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade. Danielle Miterrand (ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés), Patrick Viveret (filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza”) e Genéviève Ancel (Coordenadora do Dialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional), estarão em Salvador, participando de discussões nas Ágoras de diálogo com o público do evento. Edgar Morin, sociólogo, antropólogo, filósofo e historiador e criador e divulgador da Teoria da Complexidade), é um dos apoiadores do evento f rancês e está sendo convidado a participar do Brechó/Dialogues de 2011.

Para uma melhor idéia do conteúdo do evento, ver programação de 2010 nos sites http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/projetos ,http://engajamentocidadao.unifacs.br/

além dos vídeos de 20 minutos, em duas partes, sobre o Brechó Eco-solidário http://www.youtube.com/watch?v=r9nVphd48zg  e


Site para informações sobre o evento francês:


 

Cronograma do Curso de Formação preparatório para voluntários do Brechó Eco-Solidário e Dialogues em Humanité – Salvador - Experimentando práticas do futuro emergente Parque da Cidade - Salvador – Brasil – 29 de Outubro 2011 
 
Cronograma da formação presencial: 
18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: A economia solidária e as moedas 
sociais  transformando a cultura econômica 
16/07/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O desafio ambiental e o consumo 
Consciente: “Nós  precisamos ser a mudança que queremos ver” (Gandhi) 
20/08/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Metodologia do Brechó Eco 
Solidário e Dialogues en Humanité 
10/09/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O papel do indivíduo nas 
transformações coletivas 
08/10/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Diálogos em Humanidade e práticas do futuro emergente 
Professores Responsáveis: Débora Nunes e Maria Suzana Moura 
Local da formação: Auditório da Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho 
(antigo Banco Econômico, ao lado do Hospital Aliança) 

Divulgando...I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular. Prorrogado!!!!

Uma excelente oportunidade!!! Inscrições prorrogadas até dia 20!!! Aproveitem!!!

EDITAL UESC Nº  058

ABERTURA DE INSCRIÇÕES
I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o Evento de Extensão: I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular

1.    DO EVENTO:
DATA
Palestras, de 18/07/2011 e 20/07/2011; minicursos de 18 a 21/07/2011; visitação a instituições de pesquisa, dia 22/07/2011; estágio em uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular, de 25 a 29/07/2011.
HORÁRIO
Das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30
LOCAL
Sala de aula da Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular – Sala 3009, no térreo do Pavilhão Jorge Amado, e Laboratório de Bioquímica – Sala 33, no 2º Andar do Pavilhão Manoel Nabuco.
CLIENTELA
Discentes de graduação, matriculados a partir do quarto semestre, que tenham cursado a disciplina Genética; graduados; discentes de mestrado; Mestres.
VAGAS
Minicursos teórico-práticos: até 15 por minicurso (candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Currículo Lattes).
Estágio de pesquisa de uma semana: de 1 a 4, por linha de pesquisa (candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Currículo Lattes).
DOCUMENTAÇÃO
Minicursos Teórico-práticos, com ou sem o estágio:
a)       formulário para candidatos aos minicursos, preenchido (disponível no endereço: http://www.uesc.br/genetica/).
b)      histórico acadêmico da graduação (para discentes e graduados) histórico acadêmico de graduação e mestrado (para mestres ou mestrandos).
VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 21,00, transferência ou depósito nominal no Banco do Brasil, Agência 3832-6, C/C: 991.220-7.
CERTIFICADO
Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência. Haverá dois tipos de certificados: minicursos e estágio.

2.    DAS INSCRIÇÕES AOS MINICURSOS E ESTÁGIO
Período para preenchimento de formulário para candidatos ao mini-cursos teórico-práticos
De 01/06/2011 a 13/06/2011.
Procedimentos para candidatar-se aos mini-cursos teórico-práticos e ao estágio em pesquisa

Preencher o formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/ e enviar para cvguesc_inscricao@yahoo.com.br. Serão aceitos os formulários recebidos até as 23h00 do dia 13/06/2011.

Data para divulgação da lista de candidatos selecionados em (formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/

Dia 20/06/2011. Candidatos poderão ter inscrição aceita somente para o mini-curso teórico-prático ou para o mini-curso teórico-prático e estágio em pesquisa.


3.    LINHAS DE PESQUISA E TÍTULOS DOS MINICURSOS

Linha de pesquisa
Mini-cursos
1A
Citogenética e Evolução de Espécies da Mata Atlântica
Mini-curso 1: Citogenética aplicada a estudos de diversidade e evolução.
Docente responsável: Marco Antonio Costa
1B
Genética Molecular Aplicada à conservação da Biodiversidade e ao Melhoramento Genético
Mini-curso 2: Análise da diversidade genética e sistema reprodutivo de espécies vegetais: uma abordagem computacional.
Docente responsável: Fernanda Gaiotto
Docente colaborador: Roberto Tarazi
1D
Bioquímica e Biologia Molecular de Organismos de Clima Tropical Úmido
Mini-curso 3:  Estresse abiótico em plantas
Docente responsável: Alex-Alan Furtado de Almeida
1C
Genética Humana e Médica
Mini-curso 4: Interação da variabilidade genética humana e de seus patógenos.
Docentes responsáveis: Sandra Mara Bispo Sousa e Sandra Rocha Gadelha
2A
Genômica Estrutural e Funcional
Mini-curso 5: Biologia Molecular: Princípios básicos e aplicações no melhoramento genético de plantas.
Docente responsável: Fabienne Micheli
Mini-curso 6: Biologia avançada como suporte ao estudo das interações planta-patógeno.
Docente responsável: Karina Peres Gramacho
2B
Bioquímica e Proteômica
Mini-curso 7: Proteômica: produzindo e caracterizando proteínas – Traga seu gene e leve sua proteína!
Docentes responsáveis: Carlos Priminho Pirovani e Fátima Cerqueira Alvim
2C
Bioprospecção de Organismo, Genes e Moléculas
Mini-curso 8: Biotecnologia e Engenharia genética de plantas.
Docente responsável: Marcio Gilberto Cardoso Costa
Docente colaborador: Amanda Ferreira Mendes
2D
Biotecnologia, Biocatálise e Genética Toxicológica
  1. Área de concentração em Genética e Biologia Molecular; 2. Área de concentração em Genômica e Biotecnologia.

Informações adicionais: acesse http://www.uesc.br/genetica, ou pelo Tel: (73)3680-5183 ou e-mail cursogeneticauesc@yahoo.com.br

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 27 de maio de 2011



ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA

REITOR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More