Menu

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como prender a atenção do aluno

Umas das coisas que deixa mais desestimulada é dar uma aula e perceber que meus alunos, ou parte deles, não presta a menor atenção. A aula expositiva ou prática deveria ser utilizada como ferramenta para aprendizado, uma maneira de otimizar as 2 horas que ficamos juntos para aprender e tirar dúvidas a respeito do assunto e isso servirá de estudo para avaliação, seja ela qual for.
Mas o que mais vemos é uma dispersão, conversa, saídas a todo momento pra atender celular, conversar lá fora, passar o tempo, que pra eles parece ser um martírio. Isso é um erro/problema do professor ou do aluno? Quem não está passando o conteúdo de maneira que prenda a atenção do aluno ou o aluno não gosta do assunto e/ou não sente o menor interesse em aprender aquilo? Sempre digo que biólogo é um ser generalista. Estuda a vida, seja qual for o emprego que ele terá quando portar o diploma e estiver "apto" para exercer a profissão. A falta de vontade em aprender infelizmente já é uma seleção natural para o emprego que ele terá no futuro.
Segue um texto bem interessante sobre isso de Ronca e Escobar:


Adaptação ao grau de desenvolvimento do aluno

Para que uma aula expositiva seja eficiente, é de fundamental importância que o professor conheça o grau de desenvolvimento do aluno. Isso porque, em cada grau de desenvolvimento, a criança possui um conjunto de representações, conceitos e operações de pensamento que influenciam decisivamente o seu comportamento.

Do conhecimento das linhas gerais de desenvolvimento do ser humano, uma série de orientações pode ser extraída para nortear a prática do professor em sala de aula.

Manter a atenção

 

Por mais bem preparada que tenha sido a aula, tudo será inútil, se a atenção não for mantida.


Algumas técnicas podem ser mencionadas para ajudar o professor neste sentido...

Variação do estímulo

 

Segundo Gage (1975) os estudantes se cansam quando não há variação no tom de voz, nos movimentos, nos gestos, na estrutura gramatical, nos padrões de fala do professor.


Mudança dos canais de comunicação

 

Uma forma de variação de estímulo disponível ao expositor é o uso de slides, gráficos, filmes, quadro-negro, retroprojetor e outros meios audiovisuais para complementar sua apresentação. Mudando o canal de comunicação de oral para visual, mesmo momentaneamente, o professor causa mudanças nos padrões de respostas ocultas e nos mecanismos de atenção dos estudantes.


Mostrar entusiasmo

 

Os professores, há muito, têm sido solicitados a comunicar entusiasmo em relação ao conteúdo da aula expositiva. (Gage, 1975)


Um outro excelente estudo foi conduzido por Ware (1974), que trabalhou com a variável sedução-expressividade. Um expositor de alta sedução-expressividade deve apresentar as seguintes características...
§          enfatiza material que considera importante e faz isso porque está interessado no aprendizado dos estudantes;
§          sente-se responsável se os estudantes acabam conhecendo ou não o material;
§          sente que é seu trabalho manter a atenção dos estudantes;
§          está interessado em outros possíveis efeitos que sua atuação tenha sobre os estudantes;
§          deseja que os alunos desenvolvam interesse e apreciação pela matéria;
§          usa humor e tenta dar exemplos tão solicitadores de atenção quanto possa;
§          deseja que seus estudantes se voltem para sua matéria. Quando ensina, sente que tem uma oportunidade de estimular o interesse, o  pensamento e o entusiasmo dos estudantes voltados para o conteúdo estudado, tendo em vista os objetivos dos próprios alunos.

Nesse experimento realizado por Ware, os alunos cujos professores apresentavam essas características não só aprenderam mais, como o seu nível de satisfação era muito maior do que aqueles alunos cujos professores não apresentaram essas características.

O uso de marcadores de importância

 

De acordo com Gage (1975), os elementos constitutivos de um conteúdo não têm a mesma importância. Para chamar a atenção do aluno para o que é mais importante, o professor pode usar marcadores de importância. Esses marcadores mostram aos estudantes o que eles devem aprender especialmente bem. Eles agem como estímulos, informando ao aprendiz que deve prestar atenção.


As dicas que provocam essas respostas consistem em palavras ou frases que se referem explicitamente à importância. Por exemplo: Agora note isto...; É especialmente importante compreender que...; Ajudará muito a compreender isto se você lembrar que...; Agora me deixe voltar ao que talvez seja o ponto mais importante de todos, a saber...

O uso de exemplos

 

Uma das estratégias mais eficazes para ajudar a manter a atenção de uma classe é a utilização de exemplos.


O exemplo colabora decisivamente para concretizar as idéias, ajudando, assim, a captar e a fixar a mensagem.

Quanto mais próximo o exemplo estiver da realidade do aluno, maior a sua probabilidade de manter a atenção.

Sentir a classe

 

Uma das características que o professor deve desenvolver para dominar bem a técnica da aula expositiva é a sua capacidade de perceber a reação dos alunos.


Quando uma exposição é bem feita, o aluno participa ativamente e essa participação se processa de diferentes maneiras: o aluno procura compreender os conceitos apresentados, relaciona o conteúdo exposto com o que ele já sabe, procura perceber o significado das palavras e dos gestos etc.

Um outro indicador excelente é o olhar dos alunos, que é sintomático revelador de uma atitude interior de concentração mental. Nesse sentido, é muito bom o professor se acostumar a olhar de frente para os alunos e, em determinadas vezes, concentrando o seu olhar, por alguns segundos, nos olhos de diferentes alunos. Isso faz com que os alunos sintam uma atenção especial por parte do professor.

Um outro fator que pode fornecer muitos dados ao professor é o processo de avaliação. Sem dúvida, é um bom sinal o fato de os alunos se referirem, nas provas, nos trabalhos ou em relatórios, a informações que lhe foram transmitidas pelo professor em aulas expositivas.

Solicitar a colaboração da classe

Uma série de estratégias pode ser utilizada para permitir uma maior participação dos alunos: exposição dialogada, discussões dirigidas etc.

Somente uma forma é aqui excluída: a exposição pura, o ensino ex-cathedra. Este não permite ao professor conhecer a mente do aluno e é, em geral, sabido que, nas escolas onde é empregado com exclusividade, o mais das vezes fala-se sem o mínimo resultado. (Aebli, 1975, p. 45)

Examinemos algumas estratégias propostas por Hans Aebli (1975) que podem levar a uma maior participação do aluno na aula expositiva...

a) Explorar pontos obscuros – Quando o professor percebe que alguns pontos da sua exposição estão obscuros, pode deixar que os próprios alunos tentem esclarecer a situação. Perguntas bem dirigidas poderão orientar o processo de reflexão.

b) Prever o desenvolvimento posterior – A classe pode apresentar conjecturas sobre a continuação de uma explicação. A partir de um ponto conhecido, a classe pode tentar concluir os acontecimentos ou as fases do desenvolvimento que se seguem.

c) Solicitar exemplos – Uma das formas mais eficientes de prender a atenção é solicitar exemplos que possam ilustrar o que foi exposto pelo professor.

d) Dramatizar – Uma das maneiras mais fáceis para atrair os alunos à participação consiste em dramatizar o assunto em pequenas cenas mais ou menos improvisadas. A dramatização tem o grande mérito de permitir que o professor saiba se a classe compreendeu bem o assunto que foi exposto.

Uso adequado da aula expositiva

Alguns princípios de natureza pedagógica podem auxiliar o professor a determinar quando usar a técnica expositiva.

Assim, o uso da exposição é adequado...
§          quando o objetivo básico é disseminar informação;
§          quando o assunto deve ser organizado e apresentado de uma forma particular a um grupo específico;
§          para despertar o interesse em relação ao assunto;
§          para introduzir os alunos em tarefas de aprendizagem que terão prosseguimento com outros métodos de ensino;
§          para apresentar conceitos e princípios fundamentais que serão trabalhados no decurso de uma unidade;
§          para sintetizar ou concluir alguma unidade ou mesmo algum curso.

Fonte

RONCA, Antônio Carlos Caruso; ESCOBAR, Virgínia Ferreira. Adaptação ao grau de desenvolvimento do aluno. In:______. Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio à participação? 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 99-106.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More