Curso:
O Futuro do Planeta
Por quantos anos a Terra ainda existirá? A nossa vida na Terra tem futuro? Estarão certas as profecias apocalípticas? Será que estamos à beira de um colapso ambiental? Estas questões sempre fascinaram o ser humano e aparecem nas mais diversas culturas e sociedades.
Estes temas serão abordados por três perspectivas diferentes: Uma visão histórica que ira descrever a construção deste imaginário sobre um possível fim do planeta; uma óptica astronômica que apresentará acontecimentos reais do passado e previsões científicas e, por último, o futuro ambiental que tentará responder questões sobre as conseqüências planetárias da ação humana sobre a natureza.
Conteúdo Programático
1º ENCONTRO
- O Fim: Realidade ou Imaginação? A Construção de uma Idéia.
Discutir as origens das crenças no fim do mundo e como esse imaginário e todo seu simbolismo ainda hoje fazem bastante sentido em nossa linguagem e comunicação com nosso meio social.
ProfessorMe. Alexandre Bagniewski (Historiador e Arqueólogo)
2º ENCONTRO
- O Fim Pode Vir do Céu.
Descrever e analisar acontecimentos astronômicos, que já ocorreram e que poderão ocorrer, no futuro comprometendo, desta maneira, a evolução do planeta
ProfessorDanilo D. Pinseta (Físico)
3º ENCONTRO
- Os Desafios Ambientais do Planeta.
Apresentar um quadro das grandes alterações ambientais produzidas pelo homem ao planeta Terra e suas conseqüências, em suas várias escalas temporais e espaciais, bem como discutir caminhos aos problemas levantados a partir do principio da sustentabilidade.
ProfessorDr. Paulo Roberto Moraes (Geógrafo)
Duração: 6 horas.
Datas: 21 e 28 de setembro e 05 de outubro; das 19h às 21h.
Investimento: R$ 150,00 na inscrição + 1 parcela de R$150,00
*Descontos Especiais!
Local:
Território Geográfico
Rua Iperoig, nº 274, conjunto 3
Perdizes, São Paulo, SP
Tel. (11) 3862-5251
Inscrição: As inscrições nos cursos são feitas pelo telefone (11) 3862-5251, pessoalmente na Território Geográfico ou através de nosso email: territoriogeografico@territoriogeografico.com.br
0 comentários:
Postar um comentário