ACTA 11 realizada na UFBA |
1- preservar as conquistas culturais da humanidade, contribuindo para a harmonização das barreiras ideológicas que segmentam os povos - quais seriam essas barreiras ideológicas? Será necessário realmente um sistema de cotas para ingressar na universidade? Até que ponto é realmente necessário baixar a nota média para que o aluno consiga seguir o fluxo de disciplinas? É fato que a população em geral tem baixo conhecimento, seja em qualquer área e não é justificativa para "facilitar" o ingresso e a continuidade dessas pessoas dentro do ensino, seja ele público ou particular. O que as pessoas devem entender é que apenas com educação se consegue uma qualidade de vida adequada e almejada por qualquer pessoa. Quando entro em uma escola pública e vejo que boa parte dos alunos não prestam atenção na aula, tento imaginar uma maneira de prender sua atenção, de tornar uma aula "chata" em algo que ele consiga converter para o seu dia a dia. É o que faço com projeto de extensão que apelidamos de "Botânica nas escolas" o qual tentamos envolver o aluno em assuntos relacionados ao curso, seja ensino fundamental ou médio, de uma maneira lúdica, leve e participativa, com aulas práticas, jogos e brincadeiras, além de vídeos e palestras. Quando entro em uma escola pública do Estado da Bahia e vejo que há laboratórios disponíveis e que não são utilização penso: onde está o problema? Primeiro há dificuldade do professor em levar todos os alunos (geralmente as turmas possuem 40 alunos), segundo porque infelizmente alguns furtam pequenas coisas, sejam lâminas de microscópios, as próprias lentes dos microscópios, coisas que fora do laboratório não têm utilidade nenhuma, e terceiro porque com estes dois primeiros pontos os professores não possuem nenhum tipo de incentivo (e olhe que não falo do financeiro). Mas o que mais me estimula é que mesmo se eu conseguir conquistar um aluno por turma que trabalho (e às vezes percebo que há mais que um nesse mundo de 40 por turma), esse aluno vai descobrir o mundo, como ele poderá mudar sua vida, como poderá conquistar seu emprego, gostar da área que trabalha e conseguir conquistar seu futuro, seu sustento e possivelmente de sua família.
Horta mantida no CAPS |
2- Cabe à universidade estender os conhecimentos que produz à comunidade, contribuindo para a resolução tanto dos crônicos problemas sociais quanto dos que vierem a surgir - não dá pra fazer ciência pra ficar restrita apenas na academia. Existem aqueles trabalhos extremamente técnicos e específicos que não contribuem diretamente para a resolução desses problemas da sociedade mas se pensarmos bem, existem muitas atividades feitas no âmbito das universidades e que não são transmitidos para a população. Para a sociedade a universidade tem o papel apenas de formar seus profissionais, formar o cidadão para que ele consiga seu emprego e sustento, mas há muito mais do que isso. Produção de conhecimento, ciência e tecnologia inovadora que leva o Brasil à frente de outros países. Nossa tecnologia é tão capaz quanto a de outros países, o que precisamos é que nossos pesquisadores sejam estimulados a produzir!
Visita dos alunos à EMBRAPA - CNPMF |
3- Acompanhar os movimentos do mercado de trabalho, contribuindo para o atendimento da demanda de mão-de-obra profissionalmente especializada - precisamos formar pessoal capacitado para que retorne à sua cidade de origem ou que incremente outros pólos e não apenas inche o mercado de trabalho das capitais. Quando participei da comissão de reforma curricular do curso de ciências biológicas no qual ensino, o foco principal era formar um biólogo capaz de suprir as necessidades de mercado da região E também um profissional capaz de assumir outros pólos de mercado.
Horta mantida em postos de saúde, disponíveis à população |
4- Cabe à universidade antever cenários futuros, contribuindo para a formação de especialistas que se dediquem à produção do conhecimento em todas as áreas de conhecimento - não adianta viver no presente, precisamos pensar no futuro e promover formas de melhoria de qualidade de vida para a população.
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