Menu

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Árvores ou arbustos?

Para muitos é difícil compreender a diferença entre árvores e arbustos. São plantas que muitas vezes caracterizam um ambiente, seja ele natural ou criado pelo homem como praças, jardins, calçadas. Elas dão o diferencial num projeto paisagístico, abrigam animais, embelezam os lugares com suas flores e frutos, dão sombra.
De maneira geral, as pessoas compreendem árvores como sendo vegetais maiores, de tronco único, copa alta e ampla, acima de 3m de altura, essa é a definição para o botânico. Mas nós encontramos árvores com troncos bifurcados ou multi-truncados.
Arbustos já são plantas de porte mais baixo, de caule ramificado e seus ramos geralmente ficam ao nível dos olhos, até 3m de altura. Quem trabalha com jardins pode considerar um arbusto algo que alcance até 5-6m de altura cujo caule seja ramificado. O que vale é o bom senso, mas na verdade as plantas não se importam para essa classificação que dados, classificar pra quê? Isso é só pra nós humanos que complicamos e tentamos organizar tudo ao nosso modo.

Se você tiver um jardim e tiver espaço, plante uma árvore ou um arbusto, de preferência que seja nativo pois atrai polinizadores locais e dispersores de sementes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More