Menu

sábado, 27 de agosto de 2011

Curso de Agente de Fiscalização Ambiental em Salvador

http://ead.fieb.org.br/cursosgratuitos/
 DESCRITIVO DO CURSO DE AGENTE DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
Turma:34550 Período:19/09/2011 A 16/12/2011
Local:SALVADOR Turno:Matutino
Frequência:75% Média:7,0
Descritivo:
Curso Agente de Fiscalização Ambiental


1. IDENTIFICAÇÃO
TITULO DO CURSO: Curso Agente de Fiscalização Ambiental
MODALIDADE: Qualificação Profissional Gratuita - CQPG
EIXO TECNOLÓGICO: Área Ambiental
TIPO DE OFERTA: Comunidade
CLIENTE: Comunidade
CLIENTELA: Pessoas que necessitam de uma qualificação profissional, visando a sua inserção ou re-inserção no mercado de trabalho com a finalidade de adquirir, ou atualizar, conhecimentos na área de Meio Ambiente.
CARGA HORÁRIA: 240 horas/aula

OBJETIVO

Proporcionar aos educandos uma formação que possibilite a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvendo habilidades e competências básicas para atuarem na área de Meio Ambiente, visando aumentar o potencial de empregabilidade, e garantindo condições adequadas para a iniciação profissional no mercado de trabalho.


REQUISITOS DE ACESSO

Os candidatos ao curso deverão:
" Ter idade mínima de 18 anos.
" Graduação mínima requerida: Possuir nível médio completo.
" Estar desempregado


PERFIL DE CONCLUSÃO

O profissional ao ter concluído o curso terá habilidades e competências para:

" Identificar impactos ambientais;
" Identificar a legislação aplicada ao meio ambiente;
" Reconhecer os princípios e técnicas de Produção mais Limpa (P+L);
" Reconhecer os processos de tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas;
" Contribuir no processo de implantação e manutenção de SGA e SGI.
" Reconhecer procedimentos de monitoramento ambiental;
" Aplicar técnicas de educação ambiental;
" Realizar atividades de inspeção ambiental.



MATRIZ E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


MÓDULO I: Competências Básicas

Redação Técnica (40hs): Leitura e Interpretação de Texto; Concordância Nominal; Concordância Verbal; Produção de Textos (Descrição /Narração/ Dissertação); Ortografia; Pontuação; Acentuação; Elaboração de Currículo.

Matemática Aplicada(40hs):Revisão das operações básicas (soma, multiplicação, subtração, divisão, frações, potência); revisão de equações do 2º grau; proporções, regra de três (simples e composta); porcentagem; sistema de medidas (unidades de medida do SI, perímetro, área e volume das figuras básicas; ângulos).

Segurança Industrial (20hs): Agentes de Acidentes e Fontes de Lesão. Causas de Acidentes: Fator Pessoal de Insegurança, Ato Inseguro, Condição Ambiental de Insegurança. Conseqüências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Esboços de Mapas de Riscos Ambientais. Princípios Básicos do Fogo: Classes de Incêndio, Agentes Extintores e Métodos de Extinção Primeiros Socorros: Conceito, Avaliação das Vítimas, Ferimentos, Envenenamentos (inclui animais peçonhentos) Contusões: Hemorragia, Queimaduras, Fraturas, Luxações e Entorses, Afogamento, Choque Elétrico: Parada Cardiorrespiratória.

MÓDULO II: Competências Específicas

Gestão Ambiental (76hs): Conceito de meio ambiente. Os problemas ambientais. Histórico das iniciativas direcionadas para prevenção da poluição pelas empresas; SGA; Aspecto e impacto ambiental. Plano de Ação e Plano de Monitoramento. Auditoria. SGI. Política Nacional de Meio Ambiente. Produção mais limpa (Prevenção da Poluição e Técnicas de produção mais limpa); Monitoramento ambiental (Matrizes, malha amostral, planejamento e técnicas de coleta), Educação Ambiental (A importância da educação ambiental. Educação ambiental formal e não formal. Programas de Educação Ambiental. Técnicas de educação ambiental. Política Nacional de EA).

Resíduos Sólidos (20hs): Tipos, classificação, impactos e saúde pública, Política Nacional de RS, PGRS, Resoluções do Conama, técnicas de tratamento e destinação.

Tratamento de Água e Efluentes Líquidos (24hs): Água na natureza. A importância da água. Fontes de poluição da água. Técnicas de tratamento de água e de efluente. Portaria 518 e Conama 357. Monitoramento ambiental.

Emissões atmosféricas (20hs): Tipos de emissões gasosas: fontes, composição e toxicidade;
Principais métodos de controle e tratamento de emissões gasosas; Parâmetros de qualidade do ar e padrões de emissões gasosas (legislação relacionada).

CARGA HORÁRIA TOTAL 240


METODOLOGIA

" Serão sugeridas aos docentes a utilização, além das aulas práticas e expositivas, estratégias metodológicas como: simulados, painéis, fóruns, debates, seminários, apresentações e discussões de estudos de caso.
" Todas as atividades abordarão a questão ambiental de forma sistêmica, tendo como princípio norteador a interdisciplinaridade, estimulando no participante a criatividade, a capacidade de síntese, a iniciativa, a autonomia, o planejamento, a determinação e o espírito de equipe.
" De acordo com a pertinência com o tema, poderão ser realizadas visitas técnicas a empresas que atuam no setor de meio ambiente.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

" A avaliação será processual, contínua e envolverá os aspectos qualitativos e quantitativos de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo docente, conforme os conteúdos estudados. Será considerado aprovado por média, o aluno que alcançar a nota igual ou superior a 7,0 (sete).


CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO


" Frequência, igual ou maior que 75%, correspondente à carga horária total de cada disciplina.
" Média final das avaliações quantitativas, por disciplina, igual ou superior a 7,0 (sete).
" O aluno que não obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) e/ou não atender ao critério de frequência mínima de 75%, poderá refazer a(s) disciplinas(s) em turma subseqüente.

Após a conclusão do curso, o aluno terá direito a receber o certificado de Educação para o Trabalho na modalidade de Qualificação Profissional em Agente de Fiscalização Ambiental.

Disciplinas:
- (QTEC46273) Emissões Atmosféricas - 20 horas
- (AGES4615) Gestão Ambiental - 76 horas
- (QMAT6006) Matemática Aplicada - 40 horas
- (QLET6006) Redação Técnica - 40 horas
- (AMB0112) Resíduos Sólidos - 20 horas
- (QSMS4617) Segurança Industrial - 20 horas
- (ATEC46320) Tratamento de Água e Efluentes Líquidos - 24 horas 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More