Menu

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como proteger uma árvore

Área de mata na Ceplac - Itabuna/BA
Todos nós sabemos que o papel tem as árvores como matéria prima. A qualidade da madeira, se ela possui mais ou menos celulose e lignina, vai interferir no tipo de papel, na qualidade do produto final. Algumas pessoas ainda são adeptas da convenção de ler e escrever no papel, mas com o advento e a popularização da informática, mais e mais pessoas estão aliando a praticidade com a proteção ao meio ambiente. Corresponder por e-mail, ler artigos, inclusive livros já disponibilizados na internet pelos autores, tem ajudado a reduzir o número de papel consumido.
Apesar de algumas práticas, principalmente as que necessitam papel impresso como forma de documentação a ser arquivada, muitas empresas e usuários estão cada vez mais aderindo à solução ambiental correta: imprimir apenas o necessário. Campanhas como essa estão se tornando cada vez mais corriqueiras e espera-se que o ser humano tome consciência de que, protegendo o meio ambiente, não está fazendo muito mais do que protegendo a si mesmo.
Links interessantes: O papel e os impactos de sua produção no meio ambiente
                              Produção do papel

2 comentários:

Oi
você já ouviu falar em um esporte chamado slackline. Aqui no Brasil nos colocamos a fita de uma arvore para outra o problema é que ja costa-dei que isso desgasta a "casca" das arvores, porem eu adoro andar de slackline gostaria de saber como posso andar de slackline e proteger a arvore ao mesmo tempo. talvez allgum adubo especial ou alguma erva a ser colocada onde ocorreu contado com a fita de slackline.

Olá!
Conheço esse esporte sim, acho bem legal. A depender do tipo de corda usada e a frequência na árvore não causa injúrias, ou seja, não machuca a ponto de atingir tecidos internos importantes pra ela ou facilitar o ataque de organismos patógenos por um tecido exposto. A casca externa de uma árvore (a depender da espécie) é bastante resistente e espessa, é composta por um tecido morto, chamado de súber, bastante impermeável e acaba se soltando com o tempo.
Como falei, a depender do tipo de corda e a frequência que usa na árvore, não vejo problemas. Não conheço nenhum outro argumento diferente.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More