Menu

quinta-feira, 12 de maio de 2011

As flores e o meio ambiente

Entrevista dada a alguns alunos tempos atrás:


Ana Carolina da Cunha Rodrigues
Bióloga da Vigilância Ambiental em Saúde
Especialista em Plantas Medicinais
MSc em Botânica

O que é que tem de ser feito para a preservação das flores no meio ambiente?

As flores são as estruturas vegetais responsáveis pela propagação da espécie. Quando falamos em flores imaginamos logo estruturas vistosas, coloridas, principalmente se tratando de angiospermas, mas as flores podem ser estruturas mais primitivas, como nos pinheiros ou podem não ser tão vistosas, como nas gramíneas. O fato é que, quando ela aparece, é porque a planta está madura, em fase reprodutiva e isso é deflagrado por vários motivos, alguns deles em reposta ao ambiente em que a planta está inserida, que deve estar em equilíbrio, de preferência.

            As flores, hoje, são um dos principais mercados lucrativos, tanto as exóticas que se adaptaram bem ao clima do Brasil, quanto nativas como sempre-vivas e bromélias. Quando se trata de nativas, a maioria, infelizmente, ainda é retirada da natureza, mas projetos como o cultivo de plantas em casas de vegetação e a reprodução em massa em laboratório (cultivo in vitro de plantas), vêm contribuindo bastante para a redução do extrativismo, juntamente com os programas de recuperação de áreas degradadas e de manejo de ecossistemas, para continuar mantendo essas floras na natureza.


O que acontece se nada for feito para a preservação e conservação das flores no meio ambiente sem paz?

Se nada, absolutamente nada for feito, e continuarem os problemas ambientais como degradação das áreas, derrubadas de matas e poluição, várias espécies continuarão sendo cada vez mais raras na natureza e podem até desaparecer por completo, como publicado na portaria nº 37-N, de 3 de abril de 1992 e que hoje com certeza deve conter um número muito maior e assustador.
            Além do fato de que há uma co-dependência entre as plantas e os animais, mais especificamente entre as flores e seus polinizadores, onde flores evoluíram juntamente com certos animais. As flores atraem os animais oferecendo alguma coisa (pelo sabor do néctar, pela cor chamativa, pelo odor) ou imitando algo (a forma de um parceiro para acasalar). Por exemplo, flores tubulosas (com pétalas formando um tubo) são polinizadas por animais que possam alcançar néctar (um dos seus principais atrativos pra ele), como um beija-flor. Então, se os animais sofrem em um meio ambiente perturbado, conseqüentemente as plantas (e suas flores) também irão sentir.
Fotos: 1-Flamboyant, 2-bromélias e melocactus, 3-melocactus (cabeça-de-frade) e 4-bromélia.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More