Menu

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

IV Simpósio de Restauração Ecológica: desafios atuais e futuros

IV Simpósio de Restauração Ecológica:
                         desafios  atuais e futuros
 
O Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente realizará, entre os dias 16 a 18 de novembro de 2011, o IV Simpósio de Restauração Ecológica: desafios atuais e futuros, sob a coordenação do Dr. Luiz Mauro Barbosa, CERAD – Coordenação Especial de Restauração de Área Degradada.
 
Serão apresentados casos de sucesso na restauração ecológica, envolvendo pesquisa, aspectos econômicos e toda a interdisciplinaridade exigida pela busca de sustentabilidade.
 
O evento abordará temas relacionados ao cenário atual das pesquisas científicas, políticas públicas, legislação ambiental, evolução dos processos históricos e legais envolvendo restauração e impactos das alterações do código florestal e das mudanças climáticas na restauração ecológica. Discutirá os desafios atuais e futuros como avaliação e monitoramento de áreas restauradas ou em processo de restauração, perspectivas da ecologia da paisagem na restauração e ainda o diferencial exigido para a restauração de áreas mineradas. Complementam os desafios a necessidade de se debater planejamento, políticas públicas e fornecimento de mecanismos e “ferramentas” facilitadoras de restauração ecológica, além de promover a divulgação de bases de dados e o papel do REBRE – Rede Brasileira de Restauração Ecológica
 
Jardim Botânico de São Paulo
 
O Simpósio de Restauração Ecológica: desafios atuais e futuros será realizado nas dependências do
do Jardim Botânico de São Paulo , único do Brasil classificado em 2010 na categoria “A” pelo IBAMA(Resolução CONAMA 339/03),
O Jardim Botânico é uma instituição dedicada à preservação da biodiversidade, tendo como missão a pesquisa cientifica, a educação ambiental e o lazer, além de diversos equipamentos, laboratórios e coleções científicas que são utilizados para a conservação “in situ” e “ex situ”.
Neste contexto o Jardim Botânico de São Paulo é considerado um centro de referência para a restauração ecológica, tendo inclusive subsidiado as principais políticas públicas para o setor. Além disso, promove cursos de capacitação e eventos científicos da maior qualidade, envolvendo toda comunidade científica, como o que acontecerá em novembro.
 
O simpósio é dirigido para profissionais e estudantes da área e já conta com mais de 543 inscritos, vindos de universidades, prefeituras, fundações, empresas, ONG, oriundas de 152 cidades  do território nacional e de outros países.
O limite de vagas - 800 pessoas e o prazo para inscrições encerram em 31 de outubro.
Estudantes pagam R$100,00 e Profissionais R$200,00
 
Maiores Informações sobre programação são encontradas no site do Instituto de Botânica. (www.ibot.sp.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More