Menu

domingo, 18 de dezembro de 2011

Agrotóxicos no alimentos.

Pimentão, morango e pepino lideram ranking dos alimentos com mais agrotóxicoAnvisa alerta para alimentos que apresentaram amostras com teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas
Maíra Cabral - Estado de Minas
Publicação: 07/12/2011 08:17 Atualização: 07/12/2011 11:14
Pimentão e morango lideram o ranking (Beto Novaes/Estado de Minas)
Pimentão e morango lideram o ranking
A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que o pimentão, o morango e o pepino são os três alimentos que apresentaram o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico na pesquisa do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para), realizada em 2010. Entre 146 amostras de pimentão analisadas, 92% apresentaram irregularidades, como teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. No caso de morando e pepino, dados revelados nesta quarta-feira apontam que há problemas em 63% e 57% das amostras, respectivamente.Entre os 18 alimentos submetidos ao teste, apenas a batata apresentou índice zero de contaminação após análise de 145 unidades do alimento. Em 2002 o índice chegou a 22%, segundo a Anvisa. Uma média de 140 unidades de cada alimento foi analisada. Além da batata, aqueles que tiveram resultado mais satisfatórios foram a cebola, com 3,1% de produtos contaminados, manga (4%), repolho (6,3%), feijão (6,5%) e o arroz (7,4%). Cenoura (49,6), alface (54,2), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%) , couve (31,9), mamão (30,4) apresentaram grande número de amostras contaminadas.Do total de 2.488 de amostras que passaram pelo teste do Para, 694 (28%) apresentaram presença excessiva de agrotóxico ou uso indevido de alguns produtos. “São dados preocupantes, se considerarmos que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a desregulação endócrina e o câncer”, afirma o diretor da Anvisa, Agenor Álvares. Os testes identificam até 167 tipos diferentes de agrotóxicos em cada unidade.A Anvisa esclarece que a pesquisa não tem caráter punitivo. A inteção é alertar e orientar os supermercados para que não comprem produtos de agricultores reincidentes. A fiscalização deve ser feita pela vigilância sanitária do município, que pode aplicar multas de até R$1,5 milhões, segundo a assessoria da Anvisa.As amostras foram colhidas em todo o país, com exceção de São Paulo, que possui um programa estadual de teste. A escolha foi feita baseada no consumo básico diário do brasileiro e na distribuição da lavoura pelo território nacional.
 (Reprodução/Anvisa)
Confira dicas da Anvisa para reduzir o consumo de agrotóxicoPara reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.

É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More