Atividade do Permanecer - Botânica nas escolas públicas - realizada na Escola Municipal Carlos Santana, Bairro Urbis I - Vitória da Conquista - BA |
O Programa Permanecer faz parte das ações da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, cujo objetivo é garantir a permanência bem advinda de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. O programa permanecer estabelece projetos ligados a três linhas; ensino, pesquisa e extensão. Sendo esta última o campo em que o presente projeto (Produção de recursos didáticos para auxiliar o ensino de Botânica) se enquadra. O projeto - Produção de recursos didáticos para auxiliar o ensino de Botânica, como o nome já diz tem como objetivo produzir materiais didáticos, oficinas afim de facilitar e aumentar o desempenho dos professores em sala de aula e consequentemente o aprendizado dos alunos, neste caso dando ênfase a área da botânica. Este projeto teve sua primeira versão realizada em 2010, a segunda em 2011 e possuiu como coordenadores as professoras Andréa Karla Almeida dos Santos e Ana Carolina da Cunha Rodrigues e os bolsistas Jessyca Luana Silva Teixeira e Rodinê de Oliveira Freitas Júnior, representantes da UFBA IMS/CAT, Vitória da Conquista.
Como resultado desse trabalho foi um pequeno livro demonstrativo que apresenta roteiros, manuais e
informações de todos os materiais didáticos produzidos, durante todo o projeto.
Este livro servirá de grande ajuda, pois contem informações detalhadas de como
utilizar, produzir e executar todos estes recursos didáticos que foram
produzidos e que estão sendo passados nas escolas este ano, com a continuidade do projeto e outros bolsistas.
Recursos Didáticos
Estes
recursos didáticos são todos os materiais que foram criados para servir de
auxilio aos professores em oficinas e em sala de aula. Estes recursos são kits
de materiais didáticos (jogos, biscuit, coleções) que neste caso seguem dois
planos de trabalhos na área geral da botânica que foi submetido pelo projeto: Oficinas
de botânica com plantas avasculares e vasculares e oficina de Anatomia e
fisiologia vegetal.
Oficinas de botânica com plantas avasculares e
vasculares
Mostra da coleção na Escola Municipal Carlos Santana |
Mini-coleção
Botânica
Exsicatas Pteridófitas e Angiospermas
Exsicatas Pteridófitas e Angiospermas
Órgãos vegetais em massa de biscuit
Jogos
Quebra Cabeça
Exsicatas de Pteridófitas e
Angiospermas e Coleção de Briófitas, Líquens e Fungos
Para
confeccionar as exsicatas o aluno ou professor terá que
coletar uma amostra de alguma parte da planta de interesse, galhos com folhas,
frutos ou flores, é necessário coletar mais de uma vez estruturas da mesma espécie
para que ajam duplicatas e informações suficientes para a sua
identificação. Depois de coletadas estas devem ser prensadas em jornal e grades
de madeiras (prensas), depois serem identificadas,
com o nome do coletor , local onde foi feita a
coleta, data da coleta, características físicas da planta (altura, cor)
e sua identificação, quer seja família, gênero ou espécie. Estas devem ser prensadas e submetidas à estufa para secagem, retirando água para evitar a propagação de fungos e pequenos animais. Depois de secas
estas serão montadas em papel cartão com a sua identificação. As coletas de Briófitas, líquens e Fungos é exclusivamente
manual coletando o vegetal com o substrato onde este está fixado. Depois são
direcionados a um caixa de madeira com uma tampa de vidro onde serão colocadas
para exposição com suas devidas identificações. Tanto para as exsicatas quanto
para a caixa onde contem os grupos vegetais é necessário colocar naftalina para
evitar insetos e para a conservação da coleção.
2 comentários:
Que maravilhoso...parabéns mesmo!!!!!!!
Meu contato: estudo botânica muito aqui também: chellyrosa@hotmail.com (sou da PUC-RS)Meu nome é Rochele de LOURDES GOMES DA ROSA
Olá Rochele, que bom que gostou!
Siga meu blog e vc receberá sempre novidades na área de botânica e ensino.
Salvei seu contato. Qualquer dúvida é só falar.
Postar um comentário