Teorias educacionais - um quadro comparativo
Fonte
TAVARES, Orivaldo de Lira. Teorias educacionais - um quadro comparativo. Disponível em: <http://www.inf.ufes.br/~tavares/trab2.html>. Acesso em: 06 mar. 2006.
Autor
da Teoria
|
Skinner, B. F.
SKINNER, B.F. (1950). Are theories of learning necessary?
Psychological Review, 57(4), 193-216.
|
Base
|
O ser humano resulta de uma combinação de
sua herança genética e das experiências que ele adquire na interação com o
seu ambiente. Segundo Skinner, o fator mais importante no condicionamento
operante não são os estímulos que antecedem às respostas, mas sim os
estímulos que as reforçam. Memorização.
|
Críticas
|
O método da descoberta, sem dúvida, traz
elementos reforçadores e tem conseqüências benéficas na aprendizagem e
retenção. Entretanto, o método de descoberta não é uma solução para os
problemas da educação, tendo em vista o fato de uma cultura ser tão forte
quanto a sua capacidade de se autotransmitir, e de que é isso que a educação
foi instituída.
"É quase impossível ao estudante
descobrir por si mesmo qualquer parte substancial da sabedoria de sua
cultura, e nenhuma filosofia da educação propõe isso como sistema".
|
Data
|
Máquina de ensinar – 1950
|
Autor da Teoria
|
Bruner, Jerome S.
Teoria do Construtivismo
BRUNER, J. (1960). The Process of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press.
|
Base
|
Estudo com crianças, muito da teoria é
ligada a pesquisa de desenvolvimento de criança (especialmente Piaget).
Bruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, ele está mais preocupado em
induzir uma participação ativa do aprendiz no processo de aprendizagem. Para
a criança aprender deve haver situações de desafio que a levem a resolver
problemas.
Usar da fase de desenvolvimento da
criança para fazê-la aprender:
Fase 1 - Enativa (movimento, respostas
motoras);
Fase 2 - Icônica (percepção do ambiente e
formação de modelos);
Fase 3 - Simbólica (ordena e organiza as
imagens com historicidade); Bruner acredita que a solução de muitas questões
depende de uma situação ambiental que se apresente como um desafio à
inteligência do aprendiz, levando-o a resolver problemas, promovendo a
transferência da aprendizagem. Aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma
nova situação.
|
Críticas
|
Não é
necessário memorizar e sim descobrir desde que o objetivo final da
aprendizagem seja a descoberta. A única maneira de aprender a heurística da
descoberta é através do exercício da solução de problemas e do esforço de
descobrir.
|
Data
|
1960
|
Autor da Teoria
|
Ausubel, D. P.
|
Base
|
Aprendizagem de
conteúdo verbal com sentido, aquisição e retenção de conhecimentos de maneira
"significativa".
O resultado é
tão eficaz quanto a aprendizagem por "descoberta", mais efetivos
por economizarem tempo do aprendiz e serem mais tecnicamente organizados.
Ausubel se
preocupa mais no processo de instrução com a apresentação de conteúdo com
sentido, do que com os processos cognitivos do aprendiz. A programação de
matérias deve ser feita por meio de uma série hierárquica (em ordem crescente
de inclusão), com cada organizador avançado precedendo sua correspondente
unidade.
|
Críticas
|
Oposto à
matéria sem sentido, decorada ou aprendizagem mecânica (tal como memorização
de pares associados ou sílabas sem sentido). Oposto a aprendizagem por
descoberta, aprendizagem do conteúdo e a estrutura do material são
estabelecidos pelo professor ou responsável pela instrução.
|
Data
|
1963
|
Autor da Teoria
|
Gagné ,
Robert M.
Em Gagne
(1962), atenção especial foi dada para valores de treinamento militares.
|
Base
|
"Aprendizagem
é um processo que permite a organismos vivos modificarem seus comportamentos
de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente. "Esta
teoria estipula que há vários tipos diferentes ou níveis de aprendizagem. O
significativo destas classificações é aqueles tipos diferentes de
aprendizagem que requer tipos diferentes de instrução. Gagne identifica cinco
categorias maiores de aprendizagem:
•informação
verbal;
•habilidades intelectuais;
•estratégias do
cognitivo;
•habilidade
motora; e,
•atitudes.
Não basta ver o
comportamento do aprendiz, porém analisar o processo de aprendizagem (modelo
de aprendizagem e memória).
|
Críticas
|
Posição oposta
à de Piaget no sentido em que exclui da categoria aprendizagem as mudanças
resultantes do crescimento de estruturas internas. Por exemplo, há mudança de
comportamento quando uma criança faz um uso melhor de seus olhos devido ao
desenvolvimento da coordenação muscular. Esse fato é atribuído à maturação. O
sistema nervoso não substitui a mente no processo de aprendizagem (crítica a
Skiner). Insight não é aprendizagem, é transferência de conhecimento (crítica
a Bruner).
|
Data
|
1962
|
Autor
da Teoria
|
Papert, Seymour
Construcionismo
PAPERT, S. (1980). Mindstorms - Children,
computers and powerful ideas. Brighton, Sussex; Harvester Press.
|
Base
|
Construcionismo
é baseado em dois sentidos diferentes de "construção." Isto é
baseado na idéia de que pessoas aprendem por estar ativamente construindo novo
conhecimento, não por ter informação "enfiada" dentro suas cabeças.
Outrossim, construcionismo afirma que aquelas pessoas aprendem com eficácia
particular quando elas estão empenhadas em "construir" pessoalmente
artefatos significativos (tal como programas de computador, animações, ou
robôs). Aprendendo Como para Pensar Um caminho para mudar o jogo (ensino)
está em implementar o inovativo ensinando estratégias. Papert dá exemplos de
por quê isto é necessário para mudar o estilo corrente para aumentar aprendizagem
nas escolas. Correntemente, aprendizagem importante acontece fora dos muros
de escola. Nenéns aprendem andar, crianças aprendem jogos de vídeo
intricados, todo sem o formal ensino de escola. Lá é um caminho que nós
estamos ensinando o currículo requerido diferentemente assim a velocidade de
aquisição, podia casar a velocidade com que pessoas aprendem no exterior com
a sala de aula? (Papert, 1993) Logo - a linguagem LOGO foi desenvolvida
segundo a visão piagetiana de construção do conhecimento e seu uso enfatiza,
em termos de desenvolvimento intelectual, a importância do estímulo ao
pensamento procedural e do formalismo requerido pelas linguagens de
programação.Micromundo
|
Críticas
|
-
|
Data
|
LOGO 1980
|
Autor da Teoria
|
Paulo Freire
Paulo Freire, Pedagogy of the Opressed. New York:
Continuum 1970
|
Base
|
A pedagogia da
liberdade, exemplificando seu trabalho na América do Sul, procurando estar
pronto a aceitação em muitas bases comunitárias, educador popular que
organizava ensino para adultos de fora fundar escolas e instituições. Para
tal educadores, critica o ensino tradicional validando suas próprias
conclusões que a escola fazia parte do problema, contribuindo para a
marginalização de minorias e do pobre. Educação para libertação, na visão de
Freire, a vontade de desafiar o "giveness" do mundo e habilitar
aprender para refletir sobre suas historicamente experiências, apanhando sua
realidade imediata e iniciando, a presente, e , mais importante, o futuro.
Isto acordaria a vontade do adulto aprender a expectativa de mudar , a força
qual, uma vez acordado, procuraria reunir expressões, transformando em ação
social.Freire via da educação, aprendizado para levar controle e realizar
poder não são objetivos individual.
|
Críticas
|
Critica o
ensino tradicional validando suas próprias conclusões que a escola fazia
parte do problema, contribuindo para a marginalização de minorias e do pobre.
|
Data
|
1970
|
Autor da Teoria
|
Piaget, J.
Piaget, J. (1929). The Child's Conception of the
World. NY: Harcourt, Brace Jovanovich.
|
Base
|
O estudo de
Piaget de mais de seis décadas e que teve como centro o desenvolvimento da
criança, o conceito de estrutura cognitiva é o centro da sua
teoria.Princípios:Há quatro estruturas do cognitivo primário: Sensomotor,
(0-2 anos)préoperações, (3-7 anos) operações concretas, (8-11 anos)e
operações formais, (12-15 anos). Ele vê o professor como facilitador de
conhecimento - eles estão lá para guiar e estimulam os estudantes. Permitir a
crianças cometer erros e aprendem de eles. Aprendizagem é muita mais
significativa se é permitida a criança experimentar sem a interferência de
professor.
|
Críticas
|
-
|
Data
|
1929
|
0 comentários:
Postar um comentário