Menu

sexta-feira, 7 de março de 2014

Trilha para o Pico das Almas

Vista do Pico das Almas pela trilha.
Para subir o pico deve estar descansado, após uma boa noite de sono, sem bebidas alcoólicas porque apesar da trilha ser pequena, cerca de 6Km, ela é razoavelmente difícil, com muita subida íngreme. Fui com a turma do pouso dos creoulos, Sr Fernando e sua rural, que chega até o ponto mais próximo do início da trilha. Carros comuns não passam pelos leitos dos rios, cheios de pedras e pela estrada de chão bem castigadas pelos períodos de chuva. Isso é até bom pois limita o número de visitantes e a pessoa tem que ir com guia, que faz o trabalho de educação ambiental alertando o turista comum para a conservação ambiental e a necessidade de que naquele ambiente só se tiram fotos, não se faz bagunça e não se deixa lixo, apenas saudade e vontade de voltar.
Vale do Queiroz

Não esqueça de roupas leves, em caso de muito sol e que não tem vegetação muito alta e fechada como um campo ruprestre podemos usar blusas de manga comprida (sempre de cor clara) e calça. A pesar de estar de short, por que erroneamente achei que fosse melhor, o ideal é usar calça comprida e leve ou a boa e velha calça jeans, como costumos usar em trabalhos de campo, afinal o escritório do biólogo é isso aí.

 Tem gente que faz o caminho sozinho, mas isso não é indicado pelos problemas usuais com segurança, risco de acidentes com quedas e animais peçonhentos. Na região ainda são avistadas onças (nossas lindas onças pardas) que estão em risco de extinção, elas apenas olham e podem acompanhar por algum trecho mas nunca se sabe se por perto há uma toca com filhotes e nesse caso é bom manter uma boa distância pois os pais podem fazer tudo pela defesa dos filhos.
Vale do Queiroz

Portal


A trilha é bem difícil, com muitas subidas, quando pensávamos que estava acabando e chegando lá, havia essa última investida: um paredão de rocha com cerca de 60º de inclinação e tínhamos que escalar. Foi engraçado porque no momento, já estava tão cansada, e pensei, é aqui que fico. A turma que estava comigo também havia pensado incialmente em ficar mas aos poucos foram subindo. Um casal paulista com 2 filhos começou a subir a esposa falou: "vou subir devagarinho porque tenho problema no nervo ciático". Aquilo me atingiu como uma ofensa, kkkkkkkk. Se ela que é sedentária, tem problema e nem deveria ter feito essa trilha, por que eu iria dar o braço a torcer ao cansado e desistir quase no final? Largo minha alma lá em cima mas chego ao topo, rsrs. Será que foi por isso o nome dado ao Pico das Almas?
Última subida
 Fazia caminhadas diariamente pensando nessa trilha, por que desistir e sentir o gosto da frustação de quase chegar lá, se eu podia conseguir? Enfim, após aquela "ofensa" rsrs, ganhei fôlego e comecei minha escalada. Não olhava pra baixo por causa do medo de altura, o tempo ajudou pois estava nublado e o calor não castigava. Após cerca de 3 horas, chegando lá a vista é deslumbrante, as plantas são belíssimas, as aves são desconfiadas, afinal não somos os moradores daquele paraíso, somos "intrusos" querendo conhecer as maravilhas que existem na natureza.
Liliaceae
Eriocaulaceae

O estado das pernas e tênis, rs.
 Na volta, a descida é sempre mais fácil mas o corpo tremia do esforço feito e o cansaço batia mais fortes. Algumas paradas pra pegar água no rio, tomar banho e comer algum lanche. Não sou muito de comer quando faço muito esforço desse tipo, uma sugestão é levar água (se acabar pega no rio como fizemos), isotônico, barra de cereal, frutas (principalmente banana) e biscoito integral. Há quem leve sanduíche também.

Caminho de volta

Perna lapiada, suja, suada, cansada mas com a alma renovada. Esse foi meu segundo dia de férias.
Pausa para descanso na volta.










Os contatos do Pouso dos Creoulos (Sr Fernando) para passeios e trilhas são os seguintes:
Praça da Matriz, nº 625 - Centro Histórico
pousodoscreoulos@gmail.com
Telefone: (77)3475-2018
Rio de Contas - Bahia
Eles também oferecem informações turísticas, reservas de hotéis e casas, restaurantes, receptivo, além do serviço de guias.

Listas de algumas pousadas com telefone:
Raposo Chalé - (77)3475-2111
Pousada Arco Iris - 3475-2539
Hotel San Felipo - 3475-2025
Pousada Aconchego - 3475-2714/2154
Pousada Sobradão - 3475-2329
Pousada Flamboyant - 3475-2494

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More