Menu

sábado, 2 de junho de 2012

5 de junho - dia mundial do meio ambiente


Devemos seguir os 3 R - reduzir, reutilizar e reciclar. Quando jogamos algo no lixo, devemos pensar pra onde ele vai. A grande maioria das cidades ainda possuem lixões (áreas próximas onde o lixo é empilhado), sem qualquer tipo de tratamento ou cuidado para que o chorume ou aquele mercúrio das lâmpadas, ou aqueles outros metais pesados das pilhas e baterias, extravasem para o lençol freático, que provavelmente é utilizado por moradores da própria cidade, ou que escorram para um rio próximo (que também provavelmente é utilizado no abastecimento de água). Um link interessante para se visitar é este:  http://bemvindoacozinha.blogspot.com.br/p/reduza-reutilize-recicle.html

Até quando o ser humano vai pensar que o problema não é dele? Quando aquele câncer que ele tiver daqui a 20 ou 30 anos se for constatado que foi de exposição a agentes tóxicos? A metais pesados? A ingerir alimentos contaminados? Isso ele nunca vai adivinhar. Por que o ser humano não está preocupado em conhecer, ele é imediatista, pensa no que pode fazer para lhe proporcionar conforto de uma vida agora. Quantas pessoas se interessam em assistir jornais do que novelas? Não me venha dizer que novela também é cultura, só por que impacta uma grande massa popular que só se interessa em saber se fulano vai trair ciclano. Poucos episódios passam realmente mensagens instrutivas.

Ler é fundamental para construir uma vida saudável. O que comer, o que vestir, quais embalagens utilizar, o que realmente devemos jogar no lixo, como devemos pressionar o poder público da nossa cidade para implantar um processo de coleta seletiva? Podemos começar em nossas casas, separando as embalagens que podemos reutilizar (seja em restos de comida para guardar na geladeira, seja como vasos de planta decorativos, seja com artesanato). Somos criativos, podemos fazer de tudo.
Visitem o site da Funep: http://www.funep.org.br/maisatitude/ lá tem muita coisa interessante também.
Boa leitura e viva de forma consciente sabendo que o que fazemos com o ambiente retornará pra nós mesmos.

Como participar

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More