Menu

terça-feira, 12 de junho de 2012

Curso EAD para orientar a elaboração de planos estaduais e municipais de gestão de resíduos sólidos


Notícias do MMA - Curso direcionado para gestores e técnicos do quadro permanente do governo do Estado e Municípios. A finalidade é capacitar o pessoal para gestão dos resíduos nas cidades e finalmente acabar com os lixões à céu aberto. Espero que seja uma boa iniciativa e que dê certo!

Resíduos sólidos reabre inscrições

    Por Rafaela Ribeiro

    Estão abertas as incrições para a segunda turma do curso de ensino a distância para orientar a elaboração de planos estaduais e municipais de gestão de resíduos sólidos. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o ICLEI-Brasil - que reúne 1.200 governos e associações compromissados com o desenvolvimento sustentável -  e apoio da Embaixada Britânica estão finalizando a primeira turma.

    O curso, que tem 250 participantes na turma piloto, foi traçado com base na estrutura e no conteúdo do Manual de Orientação disponível no portal do MMA. A turma piloto teve início no dia 14 de maio e o seu encerramento será no dia 12 de junho, momento em que serão analisadas todas as contribuições para aprimoramento do curso. O início da próxima turma está previsto para meados de julho.

    GESTÃO

    O diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano da Costa, explicou que um dos intrumentos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos são os planos.  "Esse curso tem a finalidade de apoiar e preparar os gestores para produzirem seus planos e otimizarem a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos", afirmou.

    O curso é dividido em módulos onde são sugeridos textos e vídeos complementares, bem como atividades e fóruns de discussão para que o aluno conheça e se aprofunde nos principais conceitos para elaboração de qualificado um plano de gestão. Os participantes devem se dedicar, em média, dez horas semanais durante um mês. O curso é oferecido por meio de plataforma com acesso restrito aos alunos onde os módulos ficam disponíveis. Cada participante acessa a plataforma e cursa as aulas nos horários que lhe for mais conveniente. Após o início, são 30 dias para finalizar o curso todo.

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: www.eadresiduos.org.br

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

    Outros contatos

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More