Menu

domingo, 2 de setembro de 2012

Ensino de Botânica nas escolas públicas - um projeto de extensão.

Atividade do Permanecer - Botânica nas escolas públicas -
realizada na Escola Municipal Carlos Santana, Bairro
Urbis I - Vitória da Conquista - BA

O Programa Permanecer faz parte das ações da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, cujo objetivo é garantir a permanência bem advinda de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. O programa permanecer estabelece projetos ligados a três linhas; ensino, pesquisa e extensão. Sendo esta última o campo em que o presente projeto (Produção de recursos didáticos para auxiliar o ensino de Botânica) se enquadra. O projeto - Produção de recursos didáticos para auxiliar o ensino de Botânica, como o nome já diz tem como objetivo produzir materiais didáticos, oficinas afim de facilitar e aumentar o desempenho dos professores em sala de aula e consequentemente o aprendizado dos alunos, neste caso dando ênfase a área da botânica. Este projeto teve sua primeira versão realizada em 2010, a segunda em 2011 e possuiu como coordenadores as professoras Andréa Karla Almeida dos Santos e Ana Carolina da Cunha Rodrigues e os bolsistas Jessyca Luana Silva Teixeira e Rodinê de Oliveira Freitas Júnior, representantes da UFBA IMS/CAT, Vitória da Conquista. 
Como resultado desse trabalho foi um pequeno livro demonstrativo que apresenta roteiros, manuais e informações de todos os materiais didáticos produzidos, durante todo o projeto. Este livro servirá de grande ajuda, pois contem informações detalhadas de como utilizar, produzir e executar todos estes recursos didáticos que foram produzidos e que estão sendo passados nas escolas este ano, com a continuidade do projeto e outros bolsistas. 

Recursos Didáticos
Estes recursos didáticos são todos os materiais que foram criados para servir de auxilio aos professores em oficinas e em sala de aula. Estes recursos são kits de materiais didáticos (jogos, biscuit, coleções) que neste caso seguem dois planos de trabalhos na área geral da botânica que foi submetido pelo projeto: Oficinas de botânica com plantas avasculares e vasculares e oficina de Anatomia e fisiologia vegetal.

 Oficinas de botânica com plantas avasculares e vasculares
Mostra da coleção na Escola
Municipal Carlos Santana
É todo o material produzido, que envolve o conhecimento dos grupos e órgãos vegetais (Fungos, Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas); Minicoleção botânica; modelo de órgãos vegetais em massa de biscuit; coleção de frutos secos e sementes.

Mini-coleção Botânica
Exsicatas Pteridófitas e Angiospermas
Coleção Briófitas,   Líquens e Fungos
Órgãos vegetais em massa de biscuit



Jogos
            Quebra Cabeça 
            Cubo Mágico


Mini-coleção Botânica

Exsicatas de Pteridófitas e Angiospermas e Coleção de Briófitas, Líquens e Fungos
Para confeccionar as exsicatas o aluno ou professor terá que coletar uma amostra de alguma parte da planta de interesse, galhos com folhas, frutos ou flores, é necessário coletar mais de uma vez estruturas da  mesma espécie  para que ajam duplicatas e informações suficientes para a sua identificação. Depois de coletadas estas devem ser prensadas em jornal e grades de madeiras (prensas), depois  serem identificadas, com o nome do coletor , local onde foi feita a coleta, data da coleta, características físicas da planta (altura, cor) e sua identificação, quer seja família, gênero ou espécie. Estas devem ser prensadas e submetidas à estufa para secagem, retirando água para evitar a propagação de fungos e pequenos animais. Depois de secas estas serão montadas em papel cartão com a sua identificação. As coletas de Briófitas, líquens e Fungos é exclusivamente manual coletando o vegetal com o substrato onde este está fixado. Depois são direcionados a um caixa de madeira com uma tampa de vidro onde serão colocadas para exposição com suas devidas identificações. Tanto para as exsicatas quanto para a caixa onde contem os grupos vegetais é necessário colocar naftalina para evitar insetos e para a conservação da coleção.

2 comentários:

Que maravilhoso...parabéns mesmo!!!!!!!
Meu contato: estudo botânica muito aqui também: chellyrosa@hotmail.com (sou da PUC-RS)Meu nome é Rochele de LOURDES GOMES DA ROSA

Olá Rochele, que bom que gostou!
Siga meu blog e vc receberá sempre novidades na área de botânica e ensino.
Salvei seu contato. Qualquer dúvida é só falar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More