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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Teorias educacionais


Teorias educacionais - um quadro comparativo

 Fonte

TAVARES, Orivaldo de Lira. Teorias educacionais - um quadro comparativo. Disponível em: <http://www.inf.ufes.br/~tavares/trab2.html>. Acesso em: 06 mar. 2006.

Autor da Teoria
Skinner, B. F.

SKINNER, B.F. (1950). Are theories of learning necessary? Psychological Review, 57(4), 193-216.
Base
O ser humano resulta de uma combinação de sua herança genética e das experiências que ele adquire na interação com o seu ambiente. Segundo Skinner, o fator mais importante no condicionamento operante não são os estímulos que antecedem às respostas, mas sim os estímulos que as reforçam. Memorização.
Críticas
O método da descoberta, sem dúvida, traz elementos reforçadores e tem conseqüências benéficas na aprendizagem e retenção. Entretanto, o método de descoberta não é uma solução para os problemas da educação, tendo em vista o fato de uma cultura ser tão forte quanto a sua capacidade de se autotransmitir, e de que é isso que a educação foi instituída.

"É quase impossível ao estudante descobrir por si mesmo qualquer parte substancial da sabedoria de sua cultura, e nenhuma filosofia da educação propõe isso como sistema".
Data
Máquina de ensinar – 1950

Autor da Teoria
Bruner, Jerome S.

Teoria do Construtivismo

BRUNER, J. (1960). The Process of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Base
Estudo com crianças, muito da teoria é ligada a pesquisa de desenvolvimento de criança (especialmente Piaget). Bruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, ele está mais preocupado em induzir uma participação ativa do aprendiz no processo de aprendizagem. Para a criança aprender deve haver situações de desafio que a levem a resolver problemas.

Usar da fase de desenvolvimento da criança para fazê-la aprender:

Fase 1 - Enativa (movimento, respostas motoras);

Fase 2 - Icônica (percepção do ambiente e formação de modelos);

Fase 3 - Simbólica (ordena e organiza as imagens com historicidade); Bruner acredita que a solução de muitas questões depende de uma situação ambiental que se apresente como um desafio à inteligência do aprendiz, levando-o a resolver problemas, promovendo a transferência da aprendizagem. Aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma nova situação.
Críticas
Não é necessário memorizar e sim descobrir desde que o objetivo final da aprendizagem seja a descoberta. A única maneira de aprender a heurística da descoberta é através do exercício da solução de problemas e do esforço de descobrir.
Data
1960

Autor da Teoria
Ausubel, D. P.
Base
Aprendizagem de conteúdo verbal com sentido, aquisição e retenção de conhecimentos de maneira "significativa".

O resultado é tão eficaz quanto a aprendizagem por "descoberta", mais efetivos por economizarem tempo do aprendiz e serem mais tecnicamente organizados.

Ausubel se preocupa mais no processo de instrução com a apresentação de conteúdo com sentido, do que com os processos cognitivos do aprendiz. A programação de matérias deve ser feita por meio de uma série hierárquica (em ordem crescente de inclusão), com cada organizador avançado precedendo sua correspondente unidade.
Críticas
Oposto à matéria sem sentido, decorada ou aprendizagem mecânica (tal como memorização de pares associados ou sílabas sem sentido). Oposto a aprendizagem por descoberta, aprendizagem do conteúdo e a estrutura do material são estabelecidos pelo professor ou responsável pela instrução.
Data
1963

Autor da Teoria
Gagné , Robert M.

Em Gagne (1962), atenção especial foi dada para valores de treinamento militares.
Base
"Aprendizagem é um processo que permite a organismos vivos modificarem seus comportamentos de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente. "Esta teoria estipula que há vários tipos diferentes ou níveis de aprendizagem. O significativo destas classificações é aqueles tipos diferentes de aprendizagem que requer tipos diferentes de instrução. Gagne identifica cinco categorias maiores de aprendizagem:
•informação verbal;
•habilidades intelectuais;
•estratégias do cognitivo;
•habilidade motora; e,
•atitudes.

Não basta ver o comportamento do aprendiz, porém analisar o processo de aprendizagem (modelo de aprendizagem e memória).
Críticas
Posição oposta à de Piaget no sentido em que exclui da categoria aprendizagem as mudanças resultantes do crescimento de estruturas internas. Por exemplo, há mudança de comportamento quando uma criança faz um uso melhor de seus olhos devido ao desenvolvimento da coordenação muscular. Esse fato é atribuído à maturação. O sistema nervoso não substitui a mente no processo de aprendizagem (crítica a Skiner). Insight não é aprendizagem, é transferência de conhecimento (crítica a Bruner).
Data
1962

Autor da Teoria
Papert, Seymour

Construcionismo

PAPERT, S. (1980). Mindstorms - Children, computers and powerful ideas. Brighton, Sussex; Harvester Press.
Base
Construcionismo é baseado em dois sentidos diferentes de "construção." Isto é baseado na idéia de que pessoas aprendem por estar ativamente construindo novo conhecimento, não por ter informação "enfiada" dentro suas cabeças. Outrossim, construcionismo afirma que aquelas pessoas aprendem com eficácia particular quando elas estão empenhadas em "construir" pessoalmente artefatos significativos (tal como programas de computador, animações, ou robôs). Aprendendo Como para Pensar Um caminho para mudar o jogo (ensino) está em implementar o inovativo ensinando estratégias. Papert dá exemplos de por quê isto é necessário para mudar o estilo corrente para aumentar aprendizagem nas escolas. Correntemente, aprendizagem importante acontece fora dos muros de escola. Nenéns aprendem andar, crianças aprendem jogos de vídeo intricados, todo sem o formal ensino de escola. Lá é um caminho que nós estamos ensinando o currículo requerido diferentemente assim a velocidade de aquisição, podia casar a velocidade com que pessoas aprendem no exterior com a sala de aula? (Papert, 1993) Logo - a linguagem LOGO foi desenvolvida segundo a visão piagetiana de construção do conhecimento e seu uso enfatiza, em termos de desenvolvimento intelectual, a importância do estímulo ao pensamento procedural e do formalismo requerido pelas linguagens de programação.Micromundo
Críticas
-
Data
LOGO 1980

Autor da Teoria
Paulo Freire

Paulo Freire, Pedagogy of the Opressed. New York: Continuum 1970
Base
A pedagogia da liberdade, exemplificando seu trabalho na América do Sul, procurando estar pronto a aceitação em muitas bases comunitárias, educador popular que organizava ensino para adultos de fora fundar escolas e instituições. Para tal educadores, critica o ensino tradicional validando suas próprias conclusões que a escola fazia parte do problema, contribuindo para a marginalização de minorias e do pobre. Educação para libertação, na visão de Freire, a vontade de desafiar o "giveness" do mundo e habilitar aprender para refletir sobre suas historicamente experiências, apanhando sua realidade imediata e iniciando, a presente, e , mais importante, o futuro. Isto acordaria a vontade do adulto aprender a expectativa de mudar , a força qual, uma vez acordado, procuraria reunir expressões, transformando em ação social.Freire via da educação, aprendizado para levar controle e realizar poder não são objetivos individual.
Críticas
Critica o ensino tradicional validando suas próprias conclusões que a escola fazia parte do problema, contribuindo para a marginalização de minorias e do pobre.
Data
1970

Autor da Teoria
Piaget, J.

Piaget, J. (1929). The Child's Conception of the World. NY: Harcourt, Brace Jovanovich.
Base
O estudo de Piaget de mais de seis décadas e que teve como centro o desenvolvimento da criança, o conceito de estrutura cognitiva é o centro da sua teoria.Princípios:Há quatro estruturas do cognitivo primário: Sensomotor, (0-2 anos)préoperações, (3-7 anos) operações concretas, (8-11 anos)e operações formais, (12-15 anos). Ele vê o professor como facilitador de conhecimento - eles estão lá para guiar e estimulam os estudantes. Permitir a crianças cometer erros e aprendem de eles. Aprendizagem é muita mais significativa se é permitida a criança experimentar sem a interferência de professor.
Críticas
-
Data
1929

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