Menu

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sobre aprender.


Teorias de aprendizagem


Fonte
WAAL, Paula de; TELLES, Marcos. Teorias de aprendizagem. In:______. Epistemologia, Teorias da Aprendizagem e Projeto Instrucional. Disponível em: <http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=438>. Acesso em: 22 ago. 2008.

Atividade educativa sobre botânica, realizada em escolas
 públicas de Vitória da Conquista - BA - Projeto de Extensão - Permanecer 2012

As Teorias da Aprendizagem descrevem a forma pela qual uma pessoa aprende o que as torna intimamente ligadas aos conceitos propostos pela epistemologia. É, pois, impossível compreender plenamente uma teoria de aprendizagem sem entender os pressupostos epistemológicos na qual ela se baseia.

Nesse campo, das 3 correntes mais freqüentemente mencionadas, 2 têm bases epistemológicas realistas (behaviorismo e cognitivismo) e 1 tem base idealista (construtivismo).

É comum, aí, apresentar-se behaviorismo e construtivismo como os extremos entre os quais se situam outras correntes. Note-se, contudo, que é preciso analisar esse tipo de relação com grande cuidado, pois nem sempre ela é claramente definida. Piaget, por exemplo, dizia que o conhecimento é construído pelo indivíduo, mas não repudiava a idéia de que a realidade existe fora do indivíduo.

Uma idéia bastante aceita é aquela de que nenhuma teoria é a mais adequada para todas as situações de aprendizagem. Assim, há correntes atuais que sugerem o aproveitamento daquilo que de melhor cada teoria tenha a oferecer e a identificação de onde e quando isso deva ser aplicado, respeitadas as bases conceituais de cada uma.

Behaviorismo (ligado ao realismo)

Para o Behaviorismo, a aprendizagem é a aquisição de novos comportamentos que se manifestam num quadro de respostas específicas a estímulos também específicos. Sua ênfase está colocada nos comportamentos observáveis sem preocupação com os processos mentais subjacentes; o que acontece na mente é visto com uma "caixa preta". A posição do indivíduo que aprende é, meramente, passiva (resposta a estímulos).

Para facilitar a aprendizagem, deve-se criar os estímulos e oferecer reforços adequados.

Cognitivismo (ligado ao realismo)

O cognitivismo entende que a aprendizagem ocorre através de um processo no qual as novas informações recebidas são relacionadas com informações já existentes na mente do aprendedor e só depois disso são gravadas na memória. Assim, o que for gravado na memória será muito influenciado por aquilo que já existia na memória.

Mesmo aceitando várias idéias do behaviorismo, o cognitivismo procura abrir a "caixa preta" dos processos mentais, subjacentes à aprendizagem, pelos quais a mente adquire e reorganiza suas estruturas cognitivas. Por outro lado, novos comportamentos são aqui vistos apenas como indicadores dos resultados da aprendizagem.

Modelos mentais, schemata e memória de três estágios são temas importantes para o cognitivismo

Para facilitar a aprendizagem deve-se, sobretudo, oferecer apoio ao processo de ligação da nova informação com a informação já existente na memória.

Construtivismo (ligado ao idealismo)

Para o construtivismo, a aprendizagem é um processo pelo qual o indivíduo constrói o conhecimento. Isso significa que o indivíduo é um agente ativo de sua aprendizagem que resulta em sua própria transformação como indivíduo; ele não transfere o conhecimento externo para sua memória mas, sim, ele cria interpretações do mundo baseadas em sua experiência anterior e suas inter-relações com outras pessoas.

Condições externas favoráveis, criadas no ambiente de aprendizagem, facilitam o processo.

É importante notar que o fato de várias teorias serem classificad[a]s como construtivistas não significa que não haja sérias diferenças entre elas. Esse é o caso, por exemplo, das notórias divergências existentes entre dois expoentes do construtivismo: Piaget e Vygotsky.

De outra parte, nem sempre é simples ligar nomes a teorias; muitos autores, por exemplo, destacam as contribuições de Piaget e Vygotsky ao cognitivismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More