Menu

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Trata-se de uma dinâmica formativa para os voluntários do Brechó Eco-solidário de 2011 e Dialogues en Humanité – versão Bahia (ver resumo sobre o duplo evento abaixo). 
O cronograma conta com 60 horas de formação, com direito a certificado como  Curso de Extensão da Ufba, e inclui: aulas presenciais em 5 sábados (um por mês, ver cronograma de encontros abaixo), conteúdo à distância de ótima qualidade e atividades práticas. Para confirmação da inscrição, é preciso enviar um e-mail para formacaobrechoecosolidario@yahoogrupos.com, ou jo-gamba@hotmail.com e estar presente no primeiro dia de formação (18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h, no Auditório da  Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho (após o Hospital Aliança, antigo Banco Econômico), assinando a lista de presença. 
Um abraço, obrigada 
Débora Nunes 
 


Resumo sobre o Brechó/Dialogues 2011


O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária.


O Brechó acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qi qong, massagens, reiki). O evento acontecerá dia 29 de outubro no Parque da Cidade, das 10 às 17h, e o público poderá trocar seus bens por “grãos” nos postos de troca no local e participar de todas as atividades disponíveis.


As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada ano foram se construindo parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs. Em 2010, o evento será coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania e conta com o trabalho voluntário de cerca de 250 pessoas, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Unijorge, Universo e ITCP/IFBA), empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos. Os voluntários passam por uma formação prévia de 60h com certificação da UFBa.


Intercâmbio francês – Deste o ano passado Brechó Eco Solidário tornou-se a expressão brasileira do evento francês Dialogues en Humanité, que se realiza também anualmente desde 2002 em Lyon, e agora se descentraliza, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade. Danielle Miterrand (ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés), Patrick Viveret (filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza”) e Genéviève Ancel (Coordenadora do Dialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional), estarão em Salvador, participando de discussões nas Ágoras de diálogo com o público do evento. Edgar Morin, sociólogo, antropólogo, filósofo e historiador e criador e divulgador da Teoria da Complexidade), é um dos apoiadores do evento f rancês e está sendo convidado a participar do Brechó/Dialogues de 2011.


Para uma melhor idéia do conteúdo do evento, ver programação de 2010 nos sites http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/projetos ,http://engajamentocidadao.unifacs.br/


além dos vídeos de 20 minutos, em duas partes, sobre o Brechó Eco-solidário http://www.youtube.com/watch?v=r9nVphd48zg  e




Site para informações sobre o evento francês:




 


Cronograma do Curso de Formação preparatório para voluntários do Brechó Eco-Solidário e Dialogues em Humanité – Salvador - Experimentando práticas do futuro emergente Parque da Cidade - Salvador – Brasil – 29 de Outubro 2011 
Cronograma da formação presencial: 
18/06/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: A economia solidária e as moedas 
sociais  transformando a cultura econômica 
16/07/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O desafio ambiental e o consumo 
Consciente: “Nós  precisamos ser a mudança que queremos ver” (Gandhi) 
20/08/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Metodologia do Brechó Eco 
Solidário e Dialogues en Humanité 
10/09/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: O papel do indivíduo nas 
transformações coletivas 
08/10/2011 (sábado), das 9 às 12h. Tema: Diálogos em Humanidade e práticas do futuro emergente 
Professores Responsáveis: Débora Nunes e Maria Suzana Moura 
Local da formação: Auditório da Universo, na Av. Juracy Magalhães Junho 
(antigo Banco Econômico, ao lado do Hospital Aliança) 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More