Menu

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uva e propriedades do vinho.

Seguindo a programação de início de final de semana solitário regado a vinho e música, diga-se de passagem The Cramberries, Anna Nalick e The Corrs, experimentando um vinho francês e um chileno de menor qualidade, me vem na cabeça um seminário realizado por uma aluna de biotecnologia, Roberta, sobre Uva e os interesses econômicos da cultura.
As uvas pertencem ao gênero Vitis spp, são trepadeiras arbustivas de troncos contorcidos, com ramos flexíveis, de folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos. Lembro da casa de meu avós, em que tinham uma única parreira no quintal que se enramava no ripado e dava muitos frutos, dos quais meu avó produzia licor. É uma planta de origem asiática e chegou aqui trazida pelos imigrantes, que tinham em sua cultura a produção de vinhos. E assim surgiu a "cultura" da produção de vinhos e o consumo de uvas de mesa. O Brasil vem se destacando na produção de vinhos, principalmente a região do Vale São Francisco e o Estados do Sul, com vinhos de qualidade, sendo exportados para vários países.
Com diversos sabores e algumas variedades, os vários produtos feitos de uvas são comercializados internamente e também exportados. Secas são os frutos mais ricos em nutrientes, contém fibras, carboidratos, vitaminas, água e sais minerais. Tem um leve poder calmante, não apenas pelo vinho que consumimos, mas pelas propriedades das uvas. Estimula os rins e é laxante. Existem vários produtos vendidos em farmácias e casas de produtos naturais contendo extratos da planta, e existe aquela velha história que o vinho protege o coração. Vale saber que é o vinho seco, em pequenas doses diárias, não adianta beber uma garrafa inteira para fazer efeito mais rápido. As uvas contém flavonóides e sua concentração no vinho, juntamente com o álcool como veículo, ajudam para evitar o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. Segundo estudos do Incor, o álcool eleva os níveis de HDL, inibe a agregação plaquetária e os flavonóides possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-agregantes plaquetárias. Claro que não vamos promover o consumo excessivo do álcool, afinal de contas não há nada mais desagradável do que um bêbado ao seu lado, mas um consumo moderado é bem-vindo. Aos que ñ podem ou se negam ao uso do álcool, vamos privilegiar o suco de uva!!!
De qualquer forma, tin tin!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More