Menu

sábado, 14 de maio de 2011

Apenas um simples papel

Um simples papel de bombom jogado pela janela de um veículo pelo fato da preguiça de jogá-lo no lixo, principalmente quando se precisa guardá-lo até encontrar um. As pessoa dizem que não há nas ruas lixeiras suficientes e põem a culpa nos governantes. Se negam a guardar no carro justificando que vão "enchê-lo" de lixo, ou seja, precisamos deixar nosso carro limpo, mas as ruas não! E essa concepção ignorante faz a casa. A própria população age a favor de um desenrolar de ações desfavoráveis a partir do momento em que as lixeiras colocadas em diversos pontos da cidade são quebradas e restos de diversos tipos são jogados nas ruas. E o que acontece? A danada da chuva, que está cada vez mais forte devido às mudanças climáticas, varre as ruas e a lixarada vai para o caminho mais fácil: entupir boeiros e formar verdadeiras represas de lixo.
Fiquei indignada uma vez quando vi uma mãe pegar uma embalagem de comida vazia na mão do filho e jogar pela janela do ônibus. É isso que ela ensina a uma criança? Claro que temos exceções, pessoas que têm lixeiras no carro, que guardam embalagens na bolsa até encontrar um local apropriado, cidades que prezam pela limpeza pública e educam seus moradores a participar ativamente.
Sejam quais forem: capitais, grandes ou pequenas cidades, assim o lixo vai tendo um destino inapropriado e quando a água das chuvas invadem nossas casas, em quem é colocada a culpa? A culpa está naquele que, pela própria ignorância e incipiência, age individualmente quando vive na coletividade. Precisamos ter consciência de que nossos atos nos afetam. Se alguém acha que não precisa fazer pelo outro, que faça por si, já estará fazendo sua parte.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More