Menu

domingo, 29 de maio de 2011

Mais sobre ensinar, ser biólogo.

Nunca me imaginei lecionando. Eu tinha o sonho de ser analista ambiental, trabalhar em uma unidade de conservação, ser ecóloga. A partir do momento que escolhi o curso de Ciências Biológicas, eu tinha a certeza do que queria para minha vida, mas escolher uma área para seguir ainda era uma dúvida.
O que passa na cabeça de um adolescente que está na difícil escolha da profissão da sua vida? Aquela que será seu sustento e de sua família, afinal de contas quase todos consideram uma vida normal como aquela em que trabalhamos, casamos, temos filhos e netos. Muitos entram ainda na Universidade sem grandes certezas e muitas expectativas, talvez longe da família, e não saber exatamente o que quer para o futuro pode trazer algumas frustrações. Mas isso não é o fim do mundo! Sempre é tempo de recomeçar, de mudar, como disse o nosso querido Chico Xavier:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"
Corte anatômico em pecíolo realizado pelos meus alunos
Posso ser suspeita pra falar, mas devemos fazer o curso com tesão, com garra, adquirir conhecimento não dá preguiça, a curiosidade nos move, o conhecimento nos alimenta. O biólogo por si só é generalista, mesmo tendo me tornado uma botânica, obtive conhecimentos de outras áreas, até porque dentro do curso se vê de tudo. Não posso ver a anatomia vegetal sem saber que o ambiente interfere na estrutura. E como transferir essa empolgação aos meus alunos? Aqueles que ainda não sabem o que querem da vida, aqueles que ainda têm dúvidas, aqueles que estão achando o curso puxado demais, aqueles que minha empolgação ainda não alcançou.
Para isso não se tornar meu dilema, a primeira coisa foi perceber que cada um tem seu ritmo e o fato de não criarem afinidades com uma ou outra área não quer dizer que eles não têm potencial. Eu acredito no potencial  que eles têm, eu quero que eles se tornem profissionais capazes, que não passem vergonha ou dificuldades. Quero colegas à minha altura e melhores que eu, que pensem na profissão como algo empolgante, que tem sempre novidades e que precisa de dedicação. Quero poder dizer um dia a cada um: seja bem-vindo ao grupo!
Ao grupo de biólogos! Está difícil agora? Ninguém disse que viver era fácil, ainda mais se preparar para o que será sua profissão, mas dá um gostinho tão bom quando vencemos obstáculos e conquistando algo... Fico feliz quando encontro alguém que foi meu aluno e me diz o quanto as aulas foram legais, prazerosas e que ainda guarda boas lembranças. Eu acredito! Eu aposto na cabecinha algumas vezes imatura, outras não, de cada um. Lembro que já passei por isso e que foi muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More