Menu

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sobre ensinar...uma primeira pessoa.

        Somos tão bons a ponto de nos considerarmos “experts” e capazes de transmitir nosso conhecimento? A atividade didática exige muita coisa além do conhecimento que adquirimos ao longo da vida. A vivência em sala de aula muitas vezes nos mostra que precisamos aprender muito mais. Muito mais do que transmitir conhecimento é ensinar como adquirir conhecimento.
        O aluno não é um robô que ouve e absorve tudo do jeito que entendemos. Não podemos permanecer imutáveis ao longo dos anos, transmitindo o mesmo assunto da mesma maneira. Primeiro porque a mesmice emburrece, segundo porque cada aluno tem um ritmo, uma maneira de aprender. 
        Capacitá-lo a entender e se expressar é muito mais lógico do que derramar páginas e páginas de assuntos complexos, os quais ele nunca teve contato.
Mudar é a palavra da vida, entendida de diversas maneiras: ajustar, adequar, adaptar, apropriar. Harmonizar-se de acordo com o meio. Adaptar-se e utilizar a metodologia que melhor se adéqua ao grupo de estudantes heterogêneo, onde cada um tenta captar a nova etapa da vida, que é o ser universitário. Uma nova linguagem, uma nova perspectiva, que exige muitas vezes criatividade e atitude.
        Seja bem vindo ao novo segundo, novo minuto da vida que passa incessantemente, nos trazendo constantes mudanças e nos fazendo reais seres mutantes adaptáveis, (re)aprendendo a ler, escrever e entender.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Colmeia: O melhor dos blogs

Outros contatos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More